Projeto Saneamento Vivo

Projeto
Saneamento Vivo

Inovação, dados e gestão estratégica aplicados ao saneamento para fortalecer políticas públicas e ampliar o acesso aos serviços de saneamento ambiental.

SOBRE NÓS

O Projeto Saneamento Vivo (PSV), Termo de Execução Descentralizada (TED) n.º 975107-01/2025, firmado entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), por meio do Núcleo de Inovação de Estudos em Saneamento Ambiental e Desenvolvimento Territorial (NIESADT), e o Ministério das Cidades (MCID), através da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), via Departamento de Cooperação Técnica (DCOT), visa fomentar a realização de estudos e validar procedimentos e tecnologias de monitoramento para o saneamento ambiental através do desenvolvimento de painel interativo digital e observatório de políticas públicas, com foco na capacitação técnica e no apoio à implementação de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs).

Período de ExecuçãoJunho/2025 à Junho/2028
Financiadores:
Ministério das CidadesSecretaria Nacional de Saneamento - SNSA
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - SNSA
Ministério das Cidades

NOSSA MISSÃO

Nossa missão é articular ações de capacitação, produzir diagnósticos, aplicar geotecnologias, formular indicadores e estruturar um painel interativo digital, o InfoVivo, além de criar o Observatório do Saneamento Vivo (OSV), uma instância de acompanhamento técnico e social da política de saneamento.

Com um horizonte de atuação em 100 municípios brasileiros, o projeto busca transformar a gestão do saneamento básico por meio de seis metas integradas, que envolvem desde a estruturação física e institucional até a produção de um Termo de Referência nacional para a implementação de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs), promovendo soluções sustentáveis e eficazes para o setor.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Saneamento Vivo contribui diretamente para o alcance das metas de universalização do saneamento básico ao desenvolver e validar metodologias e ferramentas que fortalecem a cooperação interfederativa e o planejamento integrado. A iniciativa reconhece a titularidade municipal na prestação dos serviços e promove a articulação com os arranjos regionais, assegurando coerência entre o planejamento municipal e regional por meio do fornecimento qualificado de informações técnicas.

O projeto apresenta contribuição especialmente relevante em áreas rurais e em municípios de pequeno porte, onde são recorrentes as limitações de expertise técnica para avançar do planejamento à execução. Nesse contexto, o Saneamento Vivo oferece suporte técnico, metodológico e informacional voltado à viabilização da implementação efetiva dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs), em consonância com a Lei nº 11.445/2007, atualizada pela Lei nº 14.026/2020, que estabelece o planejamento, a eficiência e a universalização como diretrizes centrais da Política Nacional de Saneamento Básico.

EQUIPE TÉCNICA

Uma equipe técnica multidisciplinar que integra especialistas e competências diversas para promover a universalização do saneamento.

Anderson Souza

Anderson Souza

Coordenador Geral